Viver de arte



É preciso pensar que viver de arte não é um jogo de loteria, se não uma vocação, uma construção que levará a vida inteira entre aprender- aperfeiçoar – aprender, quando isto tiver bem claro em você então algumas dúvidas poderão ser sanadas... ou não...

Sempre o artista terá em mente uma briga entre fazer arte ou ganhar dinheiro... bem esta luta não vai parar tão cedo, então antes de pensar em ficar rico com a arte pense em está vivo, e pense fazer o melhor se superando em cada detalhe. Aqui fica minha 4 dicas mais do que ouro:
Primeiro passo é ter modelos que possam nos orientar é um bom princípio pra quem quer viver de arte, entre eles os professores de sua arte e os artistas e outros profissionais em suas devidas áreas.
Este são aqueles tipos de valores que não se compram pela internet, são aqueles que se aprende com a vida, e são estes detalhes que fazem toda diferença.

Saber como agem, como trabalham como fazem as coisas acontecer, ou mesmo no erro que cometem, faz com que você possa se orientar melhor em suas decisões, vai refletir na maneira de administrar à vida, as finanças, as emoções etc, como se projetar como artista, como ganhar, como produzir melhor, etc...

O foco é aprender! Aprenda na teoria e na prática se aperfeiçoe, seja o melhor, é por isso que saber quem você está seguindo, refletirá quanto você é profissional ou medíocre, siga os melhores, cresça a cada dia!
O segundo passo só acontece quando o primeiro passo foi tomado, seja o melhor artista possível, porém não pare apenas para pensar em produzir arte... Como assim? Simples quanto mais se preocupa em fazer arte, como você vai sobreviver?

Neste ponto existem alguns caminhos que podem e que geralmente o artista faz: O artista vai viver seus primeiros anos produzindo muito sem saber como vender, no fim quando vender seu produto receberá muito pouco por isto; O Artista sabendo disto vai ter outro emprego para garantir que sua arte possa ser sustentável e a sua vida também; O artista vai estudar o mercado e vai aprender como se adaptar neste meio criar novos meios de ganhar; O artista vai viver de paz e amor e de vento... Brincadeiras a parte, mas tem artista que pensa assim!


Seguir pessoas para saber como agir, criar e recriar novos meios de como produzir melhor sua arte e de como fazer com que ela chegue as mãos de quem se interessa pelo que você faz, a boa novidade pra isto é... o mundo é cada vez mais digital, então a internet pode te ajudar achar quem são aqueles compradores de sua arte...


Zelo e muito suor, e desta forma sua arte chegará aos que gostam do que você faz... Nesta caminhada, valores como: zelo, respeito, amor, justiça, etc... é o que refletirá em sua arte e em sua vida, é isto que conta no fim de tudo, uma hora você será seguido por pessoas e elas irão atrás de quem é o melhor! Seja este melhor!
Terceiro ponto: tem tudo haver com o resultado de seguir bons exemplos, e dá bons exemplos, é a construção de sua história de viver de arte! Nada que vem fácil é muito valorizado na arte é a mesma coisa, a falta da paixão, da luta, do desafio de crescer pode fazer com que sua arte seja sem valor.

Quanto maior a luta, também na mesma ou maior proporção é a satisfação de ter alcançado,  esta construção é o que posso dizer que é sucesso interior, esta construção de historia, terá muitos altos e baixos, muitas lágrimas e muito sorrisos... bem espero que esteja sobre a tua arte todos este momentos.
Quarto ponto: O melhor resultado que podemos alcançar com a arte é construir também a história nos outros, é saber que de alguma forma tocamos a emoção de alguém por algo que criamos, seja uma música, pintura, grafite, fotografia, filme, coreografia, teatro etc..

Nunca saberemos o quanto tocamos nas emoções das pessoas, mas é desta forma que precisamos agir, sermos honestos conosco mesmo, nos ajuda a perceber em qual área estamos nos saindo medíocre pra quem quer viver de arte!

Viver de arte não é apenas uma questão econômica, não em primeiro lugar, é uma questão de deixar um pouco do que somos nós nos outros, é construir um pedaço de nós em outras vidas, é saber que temos o poder de mudar histórias, de começa-las ou até mesmo de termina-las.


Quantos romances não começaram com aquela música? Quantas pessoas não descobre seu propósito de vida visitando uma exposição de arte? Quantos não viajaram para tantos lugares através dos livros? Quantos não refletiram sobre as causas através de um filme? De um desenho na parede ou de uma escultura?...viver de arte é possível, viver sem saber onde vai pensando apenas em si é loucura!
Share:

3 comentários:

Popular Posts

Recent Posts