Viver de arte no Brasil, dá para viver de arte sem passar fome?


 Será que viver de arte no Brasil seria possível? Será que desta forma ganharia bem? Será que vou ter que viver de Leis de incentivo? Ou será que vou ser um professor de arte? Será que precisarei ter outro emprego para poder viver minha paixão artística?... Muitas perguntas e talvez para todas a resposta seja um grande : Depende!

Sim, é possível viver de arte no Brasil e em qualquer lugar, mas tudo vai depender do conhecimento que a pessoa tenha do mercado de trabalho e o quanto esteja disponível as vezes sacrificar momentos para chegar ao auge de sua carreira.

Disse carreira? Exatamente este é o termo que a maioria que pensa em viver de arte deixa de levar em consideração, pensa em viver de arte como um conto de fadas, onde ele faz a sua arte e todos se apaixonam por ela, e não importa se o artista é da área de música, dança, de pintura etc... para viver de arte no Brasil e em qualquer lugar é preciso pensar em carreira.

Continuando... Pensar em carreira significa pensar em mercado, significa dominar muitos aspectos relacionado a carreira (não disse todos porque cada dia surge alguma coisa nova), saber como precificar, como vender, como fazer parcerias, como distribuir, como fazer clipping, ou mesmo a utilização do marketing digital para os negócios...

São tão grandes as possibilidades que no meio de tanta informação o mais importante é saber filtrar.  Quando se aplica o filtro é possível aprender cada  aspecto ligado a arte.

Respondido a pergunta de como viver de arte no Brasil e em qualquer lugar? Penso que sim e que não, as vezes o que todos gostariam seria um simples passo a passo, onde pudesse trilhar a  caminhada e no fim chegar ao auge da carreira, neste ponto a resposta seria não foi bem isto que disse aqui.

Mas por outro lado se gostaria de incentivo para continuar vivendo de arte ou começar a viver posso deixar aqui um pequeno pedaço deste imenso mapa do sucesso... vamos lá

A direção é mais importante que a velocidade, você saber o que faz é muito melhor do que fazer rápido, talvez a maior luta de todos seja exatamente esta, fazer rápido para aproveitar tudo rápido... há coisas que só se aprende na jornada, então esteja atento a tudo que vai dá errado ou que já deu, este tipo de lição não se compra com cursos, ela é aprendida na escola da vida... custa caro!

Nunca deixe de estudar, estudar de praxe é o melhor caminho para o êxito, é impossível tentar aprender fazer a arte, ou vender, ou expor, ou seja o que for sem aprender! Há aprendizagem que fazemos na escola, em cursos, há outras que pode ser feita através da leitura de livros, e de experimento: erro e acerto... este é o caminho!

Por fim diria que para o mundo de hoje todo artista deve concentrar em fazer uma pagina pessoal em algum blog, seja ele gratuito, ou pago, e mantenha vinculado a este Blog, uma pagina do facebook, uma do instagram ou Youtube... mídias digitais! Um bom portifólio para que as pessoas possam ver o que está acontecendo com sua carreira, e principalmente a melhor maneira de achar seus futuros clientes! Se não tem... aprenda e faça, e entenda como funciona todo o princípio atrás de cada ferramenta de mídia social!

Caso concorde ou não com minha opinião, deixe seu comentário a baixo e vamos bater um papo!
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Recent Posts