JORGE TURCO E A FILOSOFIA DO INSTITUTO LUTANDO POR VIDAS


Entrevista com Jorge Turco criador do projeto Lutando Por Vidas

QUEM É JORGE TURCO?

Um filho, marido, pai e profissional que acorda todos os dias pensando em dar o seu melhor. Um homem que acredita na força do trabalho honesto, e na disciplina e força de vontade para alcançar os objetivos. Um cidadão que defende a família e os bons costumes, e que acredita que a honra não pode ser negociada.


O QUE O LUTANDO POR VIDAS REPRESENTA PARA O SOCIAL, A CULTURA E O BEM ESTAR DE PESSOAS CARENTES?

Representa a oportunidade de construção ou reconstrução do futuro, hora negado ou perdido por ocasião das circunstâncias que envolvem a vida de cada um.

VOCÊ É O CARA DOS SONHOS DE MILHARES DE CRIANÇAS QUE PRECISAM DE AJUDA. COMO MANTER-SE?

Esse é um ponto delicado. Como toda organização sem fins lucrativos, dependemos exclusivamente de apoio, incentivos, doações e muitas vezes de trabalhos voluntário, pois nos faltam recursos para remunerar os que fazem o LPV funcionar. Por inúmeras vezes tentamos obter ajuda através de leis e incentivos governamentais, mas quando se fala de trabalho sério, as burocracia sempre atrapalha. Buscamos trabalhar sempre com a verdade, sem lançar mão de “meias verdades” para conseguir esse ou aquele benefício. Já recebemos propostas de natureza questionável, mas essa não é a filosofia do LPV.

VOCÊ ESTÁ EXPERIMENTANDO UM SUCESSO ENORME, QUE MUITOS INSTITUTOS NEM CONSEGUEM ATINGIR. DÁ PRA MANTER OS PÉS NO CHÃO?

Isso é verdade! Mas nada disso veio de forma simples e fácil. Muitas lágrimas correram para que estivéssemos hoje desfrutando desse que eu não chamaria de um sucesso, mas de um merecido reconhecimento. Quanto a se é possível manter os pés no chão, eu diria que isso depende de cada um. Eu creio que seja possível sim. Sou muito bem resolvido quanto a quem eu sou e ao que quero para mim, minha família e todas as pessoas envolvidas, tanto no trabalho desenvolvido quanto as que se beneficiam deste trabalho.

QUAL A PIOR PARTE DA FAMA? E A MELHOR PARTE DA FAMA?

Sinceramente não saberia responder a isso. Não me considero alguém famoso, apesar do LPV ter alcançado a notoriedade que tem hoje. Deixar-se levar pelo vislumbre de uma condição ou status é um mal do qual, Graças a Deus, sou vacinado. Acredito firmemente que tudo que tenho e sou veio exclusivamente da Graça e Misericórdia de Deus sobre mim. Jamais tentaria ofuscar o Mérito Exclusivo de Deus sobre tudo que conquistamos até hoje.

QUAL A ÁREA QUE VOCÊ SE SENTE REALIZADO E QUE MAIS GOSTA DE TRABALHAR NO INSTITUTO LPV?
Ver o efetivo efeito do que fazemos nas vidas das pessoas que se beneficiam do trabalho do LPV é algo que não pode ser traduzido em palavras. Olhar nos olhos de uma criança e ver o brilho ofuscante que sai deles é impagável. Esse contato direto, olho no olho, nas atividades desenvolvidas talvez seja o que mais me satisfaz.


SEUS FÃS DO TATAME O DEFENDEM COM UNHAS E DENTES. O QUE VOCÊ FAZ PARA MANTER O CONTATO COM ELES?


Admito que não seja um trabalho fácil manter esse contato constante com todos. À medida que o LPV cresce, essa contato inevitavelmente diminui quase que na mesma proporção, mas procuro me esforçar para, sempre que possível, dispor de algum tempo para dar essa atenção que considero essencial.

VOCÊ TEM SE DEDICADO A CULTURA E O SOCIAL REGIONAL, TEM INTERESSE EM FAZER OUTROS TRABALHOS?

Bom, quando se tem um trabalho que cresce nessa proporção, as expectativas são de que ele não pare por aí. E este crescimento não pode ser apenas geográfico e quantitativo, a de se cuidar para que a qualidade siga pelo mesmo caminho de crescimento. O que comumente se vê é algo crescer em proporções materiais e físicas, e o fator de relação humana não acompanhar este ritmo. Isso é algo que não admitimos que aconteça.
Não apenas temos interesse de fazer outros trabalhos, como já estamos em faze de execução em alguns.
Até um tempo atrás éramos uma Associação. Hoje assumimos status de Instituto Brasileiro. Esperamos que muito em breve alcancemos a envergadura de uma Entidade Internacional. Mas, tudo ao seu tempo. Uma coisa de cada vez. Já demos início ao nosso Centro de Especialização e Qualificação, onde oferecemos vários cursos como inglês, barbeiro, empreendedorismo, cuidador de idosos, e estamos preparando para dar início a vários outros.



QUAL SUA DICA PARA ESSA GALERA DE JOVENS TALENTOS SURGINDO NO MOMENTO NOS TATAMES?
O único lugar onde o Sucesso vem antes do Trabalho é no Dicionário. Dedicação e disciplina são essenciais, e honra e dignidade são inegociáveis.

COMO PODER CONTATAR O JORGE TURCO DO LPV?
Meus contatos:
21-32597200
E-mail: jorgeturcolpv@gmail.com

Fontes:


Por Graciano Caseiro
Colunista do Site Trajetória Cultural


Share:

Um comentário:

TOP 5

Recente